HSG - GO - 2013 - R1 - 1 - Questao 2
Com relação às complicações tromboembólicas nos pacientes cirúrgicos é correto afirmar:
A) Tanto a estase quanto a lesão da parede do vaso podem levar à agregação plaquetária, a qual desencadeia a cascata de coagulação, incluindo os componentes celulares e proteicos, que potencialmente levam à formação de um trombo intravascular.
B) Cerca de 81% dos pacientes com Trombose Venosa Profunda (TVP) não apresentam sintomas. Porém, 10% a 20% dos casos estendem-se para veias próximas, aumentando o risco de sintomas nos membros inferiores com consequente embolismo pulmonar.
C) Há basicamente dois tipos de profilaxia: mecânica e anticoagulante. O uso de anticoagulante tem se mostrado altamente eficaz, seguro e com boa relação custo-benefício. Já a mecânica, a qual evita a estagnação venosa, deve ser destinada a pacientes com alto risco de sangramento, pois associada com anticoagulantes aumenta o tempo de proteção contra a TVP.
D) Criou-se o termo "tromboembolia" para especificar embolia causada por um coágulo sanguíneo, já que neoplasias, corpos estranhos (cateter, projétil), parasitas, gordura e gás também podem resultar em embolia. Quanto a etiologia e patogenia, as TVPs podem ocorrer em qualquer local do sistema venoso, mas a maioria se inicia nas extremidades inferiores do corpo devido imobilização prolongada no leito.
E) Todas estão corretas.
Gabarito: E
Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário