SUS-BA - BA - 2011 - R1 - 1 - Questao 2
Homem, 70 anos de idade, hipertenso, dislipidêmico, diabético, chega ao hospital alerta, orientado, com disartria moderada, sorriso assimétrico (normal em repouso), paresia do olhar conjugado, sem déficit motor nos quatro membros e sensibilidade preservada. Realiza uma TC de crânio, sem anormalidades iniciais. Frente ao caso, é correto afirmar que esse paciente, segundo o National Institute of Health (NIH):
A) está em escore 5 da escala da NIH para AVC e, portanto, deve ser submetido à trombólise pelo alto risco de lesão isquêmica definitiva.
B) está em escore 2 da escala da NIH para AVC e, portanto, deve receber AAS, estatina e hidratação venosa, devendo permanecer em observação para monitorização de dados vitais e repetição de nova TC de crânio em 48 horas.
C) está em escore 3 da escala da NIH, com alta probabilidade de melhora espontânea, independente de trombólise.
D) está em escore 4 de AVC agudo na escala da NIH, portanto, com indicação de trombólise pelo alto risco de lesão isquêmica definitiva.
E) preenche 5 pontos na escala de AVC agudo da NIH, devendo receber AAS, estatina, além de indicação de trombólise, devendo permanecer internado para monitorização de dados vitais e repetição de TC de crânio.
Gabarito: C
Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!